Felicidade ou Sucesso?
- Prof. Barroso Júnior
- 21 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Ouço sempre as pessoas a desejarem Sucesso ou Felicidade àqueles pelos quais sentem algum afeto ou afinidade. Pois bem, resolvi então refletir sobre essas palavras e tirar as minhas próprias conclusões. Mas antes disso, gostava que refletisse e perguntasse a si próprio: o que é mais importante para si: sucesso ou felicidade?
Agora que já lhe dei um momento de reflexão, vamos à minha linha de pensamento.
Penso que a Felicidade está relacionada com o estado de satisfação por aquilo que temos e vivemos. Ela não está condicionada ao tempo ou espaço, pois quando estamos felizes, pouco importa as tristezas que vivemos ou o lugar onde estamos. Dr. Lair Ribeiro define simplesmente a felicidade como “querer o que se tem”. Presumo, então, que a felicidade não seja uma busca, mas sim uma descoberta.

O Sucesso por sua vez, é um estado de satisfação por tudo aquilo que conquistamos. Sob esta perspetiva, ele condiciona-se às variáveis do tempo e do espaço. Uma pessoa de sucesso é aquela que atingiu as suas metas. Quando falamos de meta, estamos a referir-nos ao tempo e esse será o seu maior condicionador. Diferente da felicidade, o Sucesso não é uma descoberta, mas uma busca constante. Cada um de nós pode e deve determinar o nosso estado de sucesso, caso contrário, corremos o risco de passarmos toda uma vida à sombra do sucesso dos outros. Para Lair Ribeiro Sucesso “é querer o que se conquistou”.
Percebo com essas reflexões que o Sucesso e Felicidade não são, nem a mesma coisa, nem contraditórios, mas complementares. Precisamos do exercício constante para nos sentirmos gratos e satisfeitos por tudo aquilo que temos, mas motivados em pensar, sentir e realizar Novos desafios, vivências e, sobretudo, novos sonhos.
DESEJO-LHE ENTÃO A SI, MUITAS FELICIDADES E MUITO SUCESSO.
Prof. Barroso Júnior
Commentaires