Você é esforçado?
- Prof. Barroso Júnior
- 25 de jan. de 2016
- 1 min de leitura
Há uns tempos atrás, um ex-aluno entregou-me um currículo do seu filho, que acabara de finalizar o ensino secundário. Solicitava uma oportunidade de trabalho para o jovem que nunca tinha tido uma experiência profissional. Chamou-me a atenção quando, ao definir o seu filho, me disse que se tratava de um miúdo muito ESFORÇADO. Daí, coloquei-me a refletir sobre o termo.
Quando utilizamos a palavra esforçado, damos a ideia de muita força e muito trabalho.
Contudo, nem sempre excesso de força será capaz de ser traduzido em resultado. O esforço denota um sacrifício, que muitas vezes não seria necessário, se estivéssemos a fazer algo pertinente de acordo com os nossos talentos.
Então, qual será a atitude adequada?

Sugiro que utilizemos o termo DEDICADO. Dedicação é a entrega apaixonada por um trabalho ou projeto a ser realizado e isso apenas é possível se estiver na profissão certa e a executar as atividades adequadas ao seu perfil. A pessoa dedicada é envolvente e sente prazer ao colocar-se em ação. A sua energia é contagiante e o seu exemplo gera seguidores.
Lamento que nas Organizações Empresariais existam tantos esforçados, por não estarem a executar atividades enquadradas no seu perfil comportamental e no seu verdadeiro talento ou vocação. Tenho contudo, a esperança de que essa realidade entre rapidamente em declínio e que tenhamos cada vez mais profissionais conscientes de si e do seu potencial, aumentando o exército dos DEDICADOS.
E você: é esforçado ou dedicado?
Prof. Barroso Júnior
コメント