Às vezes a solução é queimar a ponte
- Prof. Barroso Júnior
- 27 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Assisti a um vídeo de Érico Rocha, um dos maiores empreendedores digitais que conheço, que contava uma história sobre desafios, que para mim hoje faz um grande sentido.
A narrativa relata que um General e a sua tropa estavam prestes a enfrentar o seu adversário. Para tanto, era necessário que todo o pelotão atravessasse uma grande ponte, para que se desse o confronto. Essa ponte separava o continente de uma ilha por dois paredões de rocha, cuja queda tinha como destino certo, a morte.
Contudo, o medo era real e o General percebia a hesitação dos seus soldados. Eles poderiam fugir, desertar ou simplesmente adiar a batalha, alegando diversos motivos. Então, o Oficial resolveu convencê-los apenas a atravessar a ponte.
Quando todos os soldados tinham atravessado a velha ponte de corda e madeira, o General não pensou duas vezes e ateou fogo na mesma.

Naquele momento, não havia outra alternativa para os soldados que não fosse enfrentar a batalha e lutar por uma causa ou pela sobrevivência.
Em muitos momentos da nossa vida nos acobardamos diante das dificuldades ou apenas diante do desconhecido. Resistimos em sair da zona de conforto e em dar início a uma nova jornada ou em aceitar novos desafios. Quando a escolha de não mudar é real, essa passa, muitas vezes, a ser a nossa maior inimiga para que consigamos atingir o sucesso.
Mas quando deixamos de ter alternativas, só nos resta lutar e fazer com que as coisas aconteçam.
Existem então várias formas de queimar a sua ponte:
Conheci um aluno que tinha um emprego sólido, mas que nas horas vagas vendia serviços pela internet. Tinha o seu salário em dia bem como eram significativos os seus benefícios sociais. Contudo, mesmo não sendo um serviço regular, deixava de fazer vários negócios financeiramente interessantes através da internet, por estar condicionado ao seu emprego.
Certo dia resolveu “queimar a sua ponte” e pediu demissão para se dedicar exclusivamente ao seu negócio digital. Ainda não tinha garantias de sucesso, mas agora, ele não tinha alternativas ou desculpas para não vencer.
E você? Qual é a ponte que o está a impedir de conquistar os seus sonhos? Coragem, pois, enquanto houver alternativas para não se fazer, você corre um grande risco de não alcançar o sucesso que tanto deseja.
Receba este texto como a tocha que faltava e SUCESSO.
Prof. Barroso Júnior
Kommentare