Procrastinação: a chave para o fracasso
- Prof. Barroso Júnior
- 28 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Procrastinar é o ato de adiar uma ação. É deixar para amanhã o que podemos fazer agora, já. Normalmente temos um grave costume de acreditar que o tempo espera e pior, que as oportunidades esperam por nós.
Quantas vezes temos algo importante para realizar, mas não estamos com muita ou nenhuma vontade para o fazer? Então falamos para nós mesmos: “ah, mais tarde faço quando estiver com vontade”. O problema é que muitas vezes essa vontade não vem ou simplesmente nos esquecemos da ação. Resultado: acabamos por não fazer o que precisava ser feito e isso vale para estudos, trabalhos, projetos e até mesmo lazer.
Tomarmos consciência se somos ou não procrastinadores é o primeiro passo para tomarmos uma atitude transformadora.
Reflita se você é daqueles que costuma dizer frases do tipo:
- Depois eu ligo; depois eu faço; estou sem vontade; amanhã resolvo; ou simplesmente procura fazer outras atividades que não geram os resultados necessários, mas que distrai a sua cabeça enquanto o tempo passa.
Caso esteja enquadrado em algum desses itens, CUIDADO!!!
Um dos grandes responsáveis pelo fracasso pessoal e profissional é a procrastinação.

Lendo uma vez um artigo traduzido por Guiomar Gabriel, o autor dava um conselho muito interessante para evitarmos a procrastinação. A sua linha de pensamento era a seguinte: se estiver desmotivado e sem vontade para realizar algo, não espere parado que a motivação chegue, comece a realizar mesmo sem vontade, pois muitas vezes o desejo de fazer surge no processo enquanto fazemos.
Quantas vezes estamos simplesmente a desejar ficar sem fazer nada, a assistir TV ou a ficarmos deitados, mas estamos cheios de trabalho? Então, levantamos, tomamos coragem e iniciamos o trabalho. Quando nos damos conta, finalizamos toda a tarefa e mais, não nos demos conta que o tempo passou e, percebemos, que o mais difícil não é a realização da tarefa, mas, COMEÇAR A FAZER A TAREFA.
Assim, lembre-se agora mesmo de algo que você precisa fazer e que ainda não fez e faça-o agora mesmo. A ação imediata é um “músculo” que, se exercitado continuamente, acelerará os seus resultados e, com isso, o seu SUCESSO.
A AÇÃO É UMA DAS PORTAS PARA O SUCESSO.
Prof. Barroso Júnior
Comments